3 dicas para uma realizar uma ótima apresentação

A maioria das pessoas que procura o treinamento “Comunicação com Sucesso” da Ducovox busca uma maneira eficiente para reduzir o medo de falar em público. Esse medo, que algumas vezes nos impede de falar em público, é comum e mais frequente do que imaginamos.

Na maioria dos casos percebemos que esse medo teve início na infância e foi aumentando com o passar dos anos devido à algumas experiência indesejadas.

Se você faz parte do grupo de pessoas que sente muito medo de falar em público, saiba que você não é o único. Você pode sim se tornar um excelente orador! Seguem algumas dicas que poderão ajudá-lo. Lembre-se que não existe fórmula mágica, mas o mesmo esforço que sua mente faz para sentir medo pode ser feito para sentir confiança ou coragem.

Para ter sucesso numa apresentação vários elementos e técnicas devem ser considerados, porém gostaria de destacar três pontos que te ajudarão muito em suas próximas experiências de apresentação. São eles:

  1. Postura: é importante que você tenha em mente pelo menos algumas técnicas básicas que ajudarão na sua apresentação. Até que você crie seu estilo próprio e ganhe mais confiança recomendamos que você mantenha sempre uma postura adequada. Perceba o seu corpo: seus braços e pernas devem estar alinhados; evite cruzar os braços, esconder as mãos nas costas ou nos bolsos e use gestos que estejam sincronizados com a sua fala. Recomendo que antes de qualquer apresentação você faça uma prévia para uma câmera de vídeo (pode usar a do celular mesmo!) e assista na sequência, prestando atenção na sua postura e deixando de lado o excesso de críticas com a aparência. Lembre-se de perguntar a você mesmo: “O que eu posso fazer para melhorar ainda mais a minha postura?”. Após algum tempo você conseguirá fazer isso de forma automática e isso aumentará muito a sua confiança diminuindo a quantidade de itens que você precisará “pensar” durante uma apresentação.
  2. Treine sem notas ou recursos visuais: hoje em dia é cada vez mais comum iniciarmos uma apresentação pelos slides que serão utilizados, sem sequer estarmos preparados ou com o conteúdo pronto. O ideal numa apresentação é que você consiga concluí-la sem auxilio de notas ou slides, ou seja, o início de uma apresentação deve ser a sua preparação, definindo quais os principais pontos que você gostaria de abordar e adicionando conteúdo para cada um desses pontos. Uma vez que você estiver com o conteúdo 100% pronto você deverá treinar a apresentação para o seu público. Isso pode ser feito com a ajuda de um amigo ou sozinho para uma câmera de vídeo. Seja com um amigo ou com a câmera o objetivo deve ser o feedback construtivo, ou seja, o que você pode melhorar ou adicionar à sua apresentação para que ela fique ainda mais interessante para o público. Quando você estiver seguro e confiante você pode começar a preparação de suas notas ou slides. Isso vai enriquecer a sua apresentação e mesmo que na hora não funcione algum equipamento você poderá seguir em frente como se nada tivesse acontecido.
  3. Aprenda a conviver com suas sensações: sentir “borboletas no estômago”, mãos geladas e nervosismo é comum. Se isso acontecer com você não fique preocupado, siga em frente, após alguns momentos quando você consumir essa adrenalina inicial tudo voltará ao normal e mesmo que não volte a maioria das pessoas não perceberá que você está nervoso. Pelo contrário! A maioria achará que você está entusiasmo com o seu próprio discurso. Lembre-se de iniciar sua apresentação respirando. Pode parecer óbvio mas muitos palestrantes esquecem de respirar logo no início da apresentação e quando percebem já estão sem fôlego para continuar. Por isso é importante antes de dizer qualquer palavra respirar. Enquanto estiver a caminho do palco ou então iniciando seus slides lembre-se de respirar. Essa prática somada às outras que compartilhamos aqui vai ajudar e muito na administração de suas emoções e aumento da confiança.

Além disso, lembre-se sempre de manter o Entusiasmo, ele será o responsável por manter a atenção das pessoas por mais tempo e cobrir qualquer pequeno erro que você possa cometer. Caso você esqueça todas as técnicas, lembre-se do entusiasmo

Agora é treinar e evoluir ainda mais suas habilidades de comunicação.

Um comentário sobre “3 dicas para uma realizar uma ótima apresentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami