7 atitudes para manter-se motivado e inspirado!

Recentemente realizei uma palestra sobre Motivação e Inspiração que me proporcionou muito aprendizado, principalmente durante a fase de pesquisa para a preparação da palestra. Após muita leitura e reflexão cheguei à conclusão que motivação depende de atitude e você é o único responsável por suas atitudes, não importa se você está enfrentando mudanças, desafios, pessoas negativas ou algo inesperado, nada disso deveria afetar sua atitude a não ser que você permita.

E como atitude é a chave para manter-se motivado, compartilharei 7 atitudes que poderão gerar mais motivação e inspiração para sua vida e afetar positivamente as pessoas ao seu redor. Serei breve em cada uma delas para manter você motivado a continuar lendo esse texto. 😉

1-      Humor: situações desafiadoras e inesperadas são cada vez mais frequentes na nossa vida, por isso procure, antes de reclamar e perder a paciência, verbalizar a situação de forma bem humorada, lembrando que humor é positivo e sarcasmo é negativo.

2-      Comunicação positiva e clara: se você sorrir as pessoas sorriem de volta! Geralmente você recebe o que você dá. Então inicie e termine seu dia comunicando-se claramente e com respeito com todos à sua volta. Além disso, ser um bom comunicador é uma característica muito presente na maioria das pessoas de sucesso. Busque sempre desenvolver essa habilidade.

3-      Seja o capitão da sua atitude: ter atitude positiva não pode impedir coisas negativas de acontecerem, mas, ser negativo, atrairá cada vez mais coisas negativas para o seu dia. Entenda que mudanças, desafios, pessoas negativas e algo inesperado fazem parte de nossas vidas e nos ajudam a crescer e evoluir como seres humanos.

4-      Crie a cultura de ser o dono: é muito comum nas empresas encontrarmos dois tipos de comportamentos, os proprietários e os inquilinos. Em geral, o proprietário aceita responsabilidade e faz realmente parte da empresa. Já o inquilino é aquele que diz “eu não recebo o suficiente para dar o meu melhor”.

5-      Entusiasmo: essa é talvez a atitude que mais impactará as pessoas à sua volta. Se você iniciar (e terminar) o seu dia entusiasmado, mais pessoas vão querer participar de atividades com você, criando assim uma cultura de positivismo.

6-      Priorize seu progresso:  recentemente escutei uma frase que se encaixa bem nesse item “se você lutar com um porco os dois ficarão sujos e o porco vai adorar isso”, ou seja, se você se juntar com a turma que fica reclamando pelos cantos eles vão adorar e nada de bom acontecerá na sua vida. Busque sempre renovar suas energias e estabeleça limites para pessoas negativas.

7-      Busque sempre o excelente: não se contente apenas com o bom. Se você ficar satisfeito apenas com as coisas como elas são, em pouco tempo o que era bom será apenas medíocre. Lembre-se que nada é tão bom que não possa melhorar. Então busque sempre aprimorar tudo o que faz na sua vida pessoal e profissional.

As 7 atitudes podem parecer óbvias e simples demais, mas muitas vezes acabamos esquecendo das coisas mais óbvias e nos afastamos daqueles resultados que realmente podem fazer diferença em nossas vidas. Então pare, reflita e comece a praticar essas 7 atitudes no seu dia-a-dia e perceba a diferença no seu comportamento e nos seus resultados. Tenho certeza que em pouco tempo outras pessoas estarão vibrando na mesma frequência que você!

Escrito e publicado por Ricardo Pena.