Não se preocupe, é normal ficar nervoso no palco

“Não posso ficar nervoso” – É assim que muita gente fica pensando antes de começar uma apresentação, mas o pior é que quanto mais você pensa dessa forma maior a chance de ficar ainda mais nervoso.

Existe um mito na Oratória que diz ser ruim começar uma apresentação nervoso e muitas pessoas infelizmente acreditam nisso e acabam atrapalhando a si próprias com esse pensamento.

Quando você começa uma apresentação, saiba que é normal sentir um pouco de nervosismo inicial. Essa adrenalina do começo é, na maioria das vezes, positiva pois em geral as pessoas que estão assistindo interpretam o seu nervosismo como entusiasmo e isso é ótimo! Entusiasmo é, na minha opinião, a melhor técnica de oratória. Se as pessoas sentem você entusiasmado, elas vão prestar atenção no que está sendo dito e provavelmente lembrarão da mensagem.

Quer conviver melhor com esse nervosismo inicial? Crie uma estratégia para os primeiros dois minutos da sua apresentação. Pode ser uma história, ou talvez até uma interação com o público. Você perceberá que ao executar o planejado se sentirá bem e confiante e vai realizar sua apresentação de maneira mais eficiente.