Como iniciar uma apresentação

Uma das perguntas mais comuns que recebo dos meus alunos de Oratória é “Como iniciar uma apresentação para prender a atenção do público?”

Apesar de não existir uma fórmula mágica que funcione em 100% dos casos, existe uma maneira bem eficiente de iniciar uma apresentação e que se bem utilizada vai aumentar e muito a sua chance de ter sucesso.

Inicie a sua apresentação contando uma história, metáfora, parábola ou até mesmo uma fábula. Quando você inicia a sua apresentação com algum desses conteúdos e consegue associar o que contou ao tema da sua apresentação as pessoas muito provavelmente lembrarão daquilo que elas escutaram. Muitas vezes encontro pessoas que assistiram alguma das minhas apresentações há muitos anos e até hoje se lembram da história e ao lembrar da história instantaneamente o tema e a mensagem que eu transmiti aparecem na mente. Além disso, é comum nossa mente participar da história mesmo que de forma involuntária e isso reforça ainda mais a mensagem.

Lembre-se que é importante que a história que você contou esteja associada ao tema da sua apresentação e se você puder usar entusiasmo como já falei em outros posts, o resultado será ainda mais eficiente.

Quer saber mais sobre o tema? Está procurando um Curso de oratória em SP? Conte com a Ducovox!