3 dicas de comunicação para os introvertidos

Na busca por um “padrão ideal” de comunicador, muitas pessoas acreditam que os profissionais que devem se expor são apenas aqueles considerados extrovertidos.

Ser introvertido não faz de você um palestrante ruim, nem te impede de criar uma excelente comunicação com seus clientes. Pelo contrário, existe uma grande chance de você surpreender durante as interações. O segredo está no tempo e energia que você investe na sua preparação.

Por isso, no conteúdo de hoje, falaremos sobre três dicas de comunicação para os introvertidos. Elas te ajudarão a reconhecer seus medos e desafios, para que você tenha mais sucesso, seja em uma apresentação, ou no atendimento a clientes.

1. Invista no autoconhecimento

O primeiro passo para uma boa comunicação quando se é introvertido é se conhecer. O introvertido sempre tende a valorizar essa característica como sendo a sua principal, esquecendo-se de tantas outras que carrega consigo.

É essencial a busca por si próprio para que a introversão não seja vista como um problema. Cada pessoa é única e possui sensações, medos e desafios próprios que precisam ser controlados, compreendidos e por fim, superados.  

2. Saia da zona de conforto

Sair da zona de conforto pode significar fazer coisas novas, coisas que você não tinha pensado ser possível antes. Comece com calma, desafiando-se pouco a pouco a cada dia, até que o ato de se desafiar se torne confortável para você.

Tenha em mente que todos sentem um frio na barriga quando se deparam com algo novo. Para o introvertido, a sensação é apenas um pouco mais intensa. Mas vale a pena pois o resultado final poderá ser experiências surpreendentes, que você mesmo provocou para si próprio

3. Planeje interações com antecedência

Sempre que possível, organize seus pensamentos antes de liderar uma atividade ou reunião. Sentir segurança no que vai expor ajudará a diminuir a ansiedade e, constantemente, a introversão.

Após se envolver em alguma destas interações sociais, procure dar um tempo a você mesmo. Essa pausa será extremamente importante para você se recuperar mentalmente e emocionalmente, além de ser ideal para você analisar a situação e se dar conta de que se saiu bem e não foi nenhum bicho de sete cabeças.

Uma maneira de se sentir mais preparado para essas interações é buscar por mais oportunidades de interagir socialmente, assim o contato com um público não acontecerá apenas em situações de extrema importância. Experimente convidar amigos para reuniões em casa ou traga relacionamentos da esfera online para o presencial.

Se você é introvertido, não se preocupe com as sensações na hora de uma apresentação ou atendimento ao cliente, afinal, elas fazem parte do desafio. Lembre-se do que é realmente importante, você está lá é porque tem algo a dizer.

Se prepare e, se precisar de ajuda para melhorar a comunicação, conheça os cursos da Ducovox. São várias opções que te ajudarão a se desenvolver para falar em público, liderar e alcançar o sucesso profissional.