Debate Eleitoral: uma aula sobre oratória

Com o tema das eleições presidenciais em alta nos últimos meses, sempre ficamos de olho nas propostas dos candidatos e candidatas à presidência. Mais ainda, ficamos de olhos e ouvidos abertos para sabermos o que eles têm a dizer durante os debates políticos.

Ao expor suas ideias em perguntas, réplicas e tréplicas, os debatedores sempre seguem algumas técnicas de oratória para ter ainda mais sucesso em suas apresentações. Durante um debate, você sabe o que fazer e o que não fazer?  Aqui vão algumas dicas para você se dar bem durante um debate.

O que fazer:

1- Organize bem suas ideias com fatos e dados reais

Para se dar bem em um debate, o ideal é estudar alguns dados sobre o tema que vai compartilhar com sua audiência e com seu oponente. Leia artigos, pesquisas e procure grupos de conversas sobre o tema que será discutido. Dados reais mostram preparo e organização e conseguem explicar de forma concreta a razão de seu argumento.

Uma boa fórmula de organização de argumentos é apresentar sua ideia com os seguintes tópicos:

  • Introdução, expressando a mensagem e justificando porque ela é importante;
  • Declaração do fato, dividindo a tese geral em pequenas partes;
  • Confirmação, elaborando o argumento principal e os motivos pelos quais ele é satisfatório;
  • Refutação, reconhecendo a oposição de seu argumento;
  • Conclusão, encerrando todos os pontos principais de sua argumentação.

2- Mantenha a calma

A oratória não depende só do que vai ser falado, mas também da forma que vai ser falada. Por isso, tenha uma boa postura corporal, que passe segurança aos ouvintes e lembre-se sempre de manter a voz em um tom claro. Procure adaptar o tom da sua voz de acordo com a mensagem que passa, pausando a fala e colocando ênfase em alguns momentos de seu discurso.

3- Organize seu tempo

Normalmente, debates são separados em perguntas e respostas controladas por tempo. É recomendado que saiba, com antecedência, o tempo disponível para cada parte do debate e, se possível, ensaie o tempo que precisará para perguntar e argumentar. Dessa forma, você conseguirá com mais facilidade prever e adaptar a sua resposta de acordo com a pergunta de seu oponente.

O que NÃO fazer:

1- Desrespeitar o oponente de debate

É muito comum em debates que os oradores menos preparados ofendam seu oponente por falta de argumentos. Esta é uma técnica muito mal vista por quem assiste aos debates, pois mostra despreparo de quem faz a ofensa por não conseguir debater com dados o que foi exposto por seu oponente.

2- Usar dados falsos

Hoje em dia conseguimos achar informação de forma rápida com muita facilidade. Mas na era da informação, também é possível nos depararmos com notícias e dados que não sejam reais. Por isso é preciso tomar cuidado com a veracidade dos dados que vai expor durante sua argumentação.

Cheque sempre as fontes e verifique os dados em mais que um meio sempre que possível. Separe sempre algumas fontes confiáveis quando estiver se preparando para seu próximo debate. Isso pode te consumir menos tempo durante sua preparação.

Essas são algumas dicas e técnicas básicas para quem quer se sair bem durante um debate. Fique de olho nos conteúdos do blog da Ducovox e para as datas do nosso próximo curso de oratória em SP!