Feedback Negativo: você está pronto para recebê-lo?

Em algum momento de nossas vidas, todos nós iremos receber comentários negativos. A pergunta é: Como você reage quando recebe um feedback negativo sobre a sua comunicação?

Às vezes, não importa se recebemos 50 elogios… quando chega aquela crítica negativa, nós simplesmente nos esquecemos de tudo o que fizemos de bom. Em momentos como esse, devemos usar a razão, porque a emoção pode acabar nos desestabilizando, demonstrando fraqueza e insegurança.

Ao sermos confrontados, a resposta é fisiológica: ficamos mais tensos, a respiração fica mais rápida e nosso ego fica tão ameaçado que limita o nosso cérebro de receber a informação completa. Para você se fortalecer e conseguir lidar melhor com os feedbacks negativos, é importante que você os veja como uma importante ferramenta de aprendizagem, encarando as críticas negativas com menos ansiedade, se preparando para elas. Veja algumas dicas:

1. Ouça com atenção

Procure escutar com atenção o que a pessoa está te dizendo, sem interferir. Quando você ouve os pontos em que está falhando ou ainda pode melhorar, consegue trabalhar em cima deles para corresponder às expectativas.

2. Reflita sobre o que ouviu

Após escutar tudo atentamente, tire um tempo para você e pense no que ouviu antes de fazer as considerações. Evite, ao máximo, argumentar no calor do momento pois, certamente, você estará agindo por impulso e poderá se arrepender depois.

3. Mantenha a mente sempre aberta

O feedback negativo só será produtivo se você estiver aberto às críticas afinal, apenas você poderá mudar ou melhorar os pontos que estão sendo apontados. E fique tranquilo porque você não precisa concordar com todo feedback que receber. Uma forma de validá-los é perguntar às pessoas se elas o vêem da mesma forma. Caso receba muitas respostas positivas, considere uma mudança no comportamento.

E como evitar os temidos feedbacks negativos?

O principal erro em uma apresentação é tentar agradar a todos. Isso só piora a situação e no final, além de ouvir os feedbacks negativos dos outros, você terá que lidar com a sua autocrítica. Por isso, não tente criar um personagem ou agradar todos a qualquer custo. Prepare seu conteúdo pensando no público que estará presente, tendo em mente que ser autêntico significa não agradar todas as pessoas, mas sim se manter fiel à sua essência.

Saber lidar com críticas negativas é fundamental para qualquer pessoa. Aprenda a receber feedbacks e use-os para evoluir, afinal de contas, nada é tão bom que não possa ser aprimorado. E tenha em mente que, muitas vezes, vale mais a pena investir e melhorar aquele discurso que você já usa, do que jogar tudo fora apenas pela necessidade exagerada de ser aceito por todos.

Essas foram as nossas dicas para você encarar os feedbacks negativos, já que eles são uma realidade para todos. Mas além de saber como lidar com esses comentários, que tal se preparar para melhorar, ainda mais, a sua comunicação? Conheça as opções de cursos da Ducovox e aprenda, em um final de semana, as melhores práticas de oratória, liderança e apresentações para o público.