Icebreaker: Como prender a atenção do seu público?

Falar em público é sempre um grande desafio, até para os mais experientes. Um icebreaker ou quebra-gelo é uma atividade, jogo ou evento que você programa para aquecer o seu público e prender a sua atenção antes de começar um assunto que pretende falar posteriormente. Ele nada mais é do que um facilitador, para que você consiga aquecer a sua audiência e, com mais probabilidade, garantir que ela foque em você enquanto entrega um conteúdo durante uma palestra ou treinamento.

A quantidade de estratégias que você pode usar para prender a atenção do seu público é enorme. Você pode começar contando uma história, compartilhando uma reflexão, citando uma frase de um autor famoso, contando uma piada, dançando, gritando com a plateia ou qualquer outra ideia que tenha que seja um icebreaker para prender a atenção do seu público.

Independente da opção que você escolha, seja você mesmo e crie o seu próprio estilo. Você até pode usar aquilo que você viu como inspiração, mas crie algo único, evitando assim começar sua apresentação passando para o público uma sensação de reprise.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você pode quebrar o gelo e prender a atenção de seu público antes de começar a sua apresentação:

1- Decida que tipo de icebreaker você quer usar

Tenha um objetivo claro em mente sobre que tipo de icebreaker você quer usar e para que tipo de situação ele se encaixa. O que você quer que o seu público faça ao quebrar o gelo? Que eles passem a colaborar com a palestra interagindo com você? Ou é para que eles comecem a falar uns com os outros para se conhecerem melhor? Quanto mais claro for seu objetivo, mais fácil será para você criar uma situação que quebre o gelo ao começar sua apresentação.

2- Planeje o tempo que seu icebreaker vai tomar de sua apresentação

Saiba quanto tempo você tem disponível para falar e divida-o entre quanto tempo levará para você conquistar a atenção de seu público e quanto você gastará para entregar a mensagem para a qual você se programou durante a palestra. Experimente um investimento de 20% do seu tempo para tirar os olhos de sua plateia dos celulares, por exemplo, e os outros 80% para passar a mensagem de fato.

3- Simplicidade e propósito são a chave

Tenha em mente que se a atividade que você propuser for mais simples, é mais provável que o seu público interaja com ela, fazendo com que seu quebra gelo seja mais efetivo. Use a criatividade para prender a atenção de seu público, obtenha o máximo de engajamento que puder e atinja o objetivo que tinha em mente ao fazer seu quebra gelo.

4- Planeje a reação do seu público

Lembre-se que as pessoas têm diferentes valores, crenças e experiências. Coloque-se no lugar de seu público, buscando entender como você mesmo reagiria caso seu icebreaker fosse proposto por outro palestrante e você estivesse na platéia.

O icebreaker é uma importante técnica para ser usada durante eventos ou palestras para aumentar o nível de atenção e conforto de seu público, enquanto você entrega o conteúdo que tanto planejou. Ele quebra a barreira entre você e seus espectadores e pode fazer de você um grande orador!

Mais conteúdos e técnicas como essa você pode aprender nos cursos de oratória da Ducovox. Inscreva-se em nossa próxima turma.