Como treinar alguém para realizar um bom atendimento?

Se antigamente o foco dos clientes estava apenas no produto ou serviço vendido, hoje em o atendimento é levado em consideração e passou a ser um dos principais motivos de compra entre milhares de opções disponíveis no mercado. Sendo assim, oferecer excelência no atendimento não é mais uma opção, mas sim uma obrigação em todas as empresas.

Mas como ensinar os colaboradores da sua empresa a criarem uma experiência incrível de atendimento se essas pessoas nunca foram bem atendidas quando estiveram no papel do cliente? Muitas empresas exigem que seus colaboradores atendam seus clientes com excelência, sem explicar de fato o que é excelência no atendimento.

Sabendo que um dos maiores desafios é ensinar alguém a realizar um bom atendimento, preparamos esse artigo que vai te ajudar a treinar alguém para fazer algo que era desconhecido por ele até então. Acompanhe!

Como ensinar alguém, de fato, a realizar um bom atendimento?

Você já parou para pensar que a maioria dos colaboradores de hotéis 5 estrelas, por exemplo, nunca tiveram uma experiência como a que você deseja que eles ofereçam aos seus clientes? Em geral, eles não tem a menor ideia do que representa ser bem atendido em um hotel tão exclusivo e caro como aquele. E é aí que um bom treinamento faz toda a diferença.

Mas como as empresas que hoje possuem um atendimento excepcional fizeram para chegar nesse patamar? A lista de atividades é enorme, e de fato não existe uma fórmula mágica. No entanto, existem dois pontos que são fundamentais e indispensáveis para o sucesso no atendimento ao cliente:

1. Viver a visão e os valores da empresa

Não apenas através de palavras e manuais internos, mas com ações intencionais que demonstrem, na prática, quais são os verdadeiros valores da empresa existir e pelo o que ela trabalha. Mais do que obter lucros, todo negócio existe por um motivo, uma paixão, e isso precisa ser compartilhado com os colaboradores para que isso se torne a aspiração deles próprios, pelo menos enquanto estão dentro da sua empresa.

2. Usar o poder das histórias

Quanto mais você compartilha casos e exemplos de sucesso, mais os colaboradores conseguem entender o diferencial de um bom atendimento e tudo o que vem agregado nessa entrega. Com isso, eles se sentirão ainda mais motivados e capazes de criar um capítulo novo nessas histórias, na qual eles fazem parte.

É claro que além desses dois pontos existe uma extensa lista com itens que contribuem para o ensinamento de um bom atendimento. Mas talvez a principal lição seja ter em mente que a pessoa que realizará o atendimento pode nunca ter sido, de fato, bem atendida, por isso é sua função inseri-la no papel do cliente e compartilhar o quão prazeroso e importante para o negócio é fazer com que o cliente se sinta especial.

Tenha em mente um bom plano de atendimento, que contemple não só as obrigações e metas comuns de venda, mas também a identificação da necessidade de cada cliente. Muitas vezes essas necessidades podem nem ser atendidas com os produtos e serviços que você vende na sua empresa e, como especialista, dono ou colaborador, é função do atendimento entregar a melhor solução possível, alinhando a expectativa em cada uma das etapas do processo de vendas.  

Se você quer entender mais sobre customer experience e como o atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio, continue acompanhando nossos artigos cheios de dicas sobre o tema e nossa agenda de cursos em São Paulo!