Atenção: você está preparado para prender a sua audiência?

Quando você monta sua apresentação, o conteúdo é um dos itens mais importantes da sua lista, certo? Com certeza um bom conteúdo é insubstituível e imprescindível para o sucesso de uma apresentação. Mas você também pensa em estratégias para prender a atenção do seu público? Neste artigo vamos falar um pouco sobre como prender a sua audiência e garantir a retenção do seu conteúdo.

Por onde começar?

Primeiramente, sempre recomendamos que você pense e estruture o seu conteúdo de acordo com o tema que vai abordar. A preparação do conteúdo é muito importante para, não apenas prender a atenção do seu público, mas para que ele retenha o conhecimento por bastante tempo. Para isso há algumas técnicas que gostaríamos de compartilhar com você que vão ajudar a quebrar a barreira da distração do seu público.

Claro, não há fórmula mágica que se adeque a todas as situações e tipos de apresentação. Mas de forma geral, sempre há uma maneira de entregar o conteúdo que você planejou de forma a manter a atenção do seu público.

1. Fale com naturalidade

Uma das dicas principais quando estiver apresentando seu conteúdo, é falar com seu público como se estivesse tendo uma conversa. Tente falar com um tom de voz calmo, fazendo pequenas pausas entre as palavras, sempre com clareza. A nossa dica aqui é que fique atento apenas ao nível de formalidade. É possível que ao se sentir muito confortável você deixe escapar um termo ou uma gíria inadequada para seu público.

2. Faça as pessoas pensarem

Uma forma interessante de prender a atenção de sua audiência é despertar a curiosidade. Uma pergunta que faça as pessoas refletirem sobre o tema pode ser uma técnica que vá fazer com que seu público foque a atenção em você. Tente adequar a sua pergunta a temas relacionados ao seu conteúdo.

“Será que fazer as pessoas refletirem prende a atenção do público?”

Essa é uma pergunta que desperta a curiosidade do público caso eu queira tratar sobre “prender a atenção do público durante a minha apresentação”. Além disso, eu consigo com mais facilidade alinhar as expectativas do público em relação ao conteúdo que vai ser tratado. O impacto vai atingir as pessoas certas e fará com que elas sintam interesse pelo pelo discurso.

3. Seja o centro das atenções

Ao preparar a sua apresentação, é importante que você se certifique de que o seu material de apoio não roube o foco do seu público. Caso você faça a sua apresentação usando um material de slides com imagens, textos, transições e afins, tenha certeza de que eles não sejam o foco de sua apresentação. Dessa maneira você tem mais tranquilidade para entregar seu conteúdo de forma mais humana, conversando com seu público, fazendo com que o que você diz seja o mais importante.

Novamente, não há fórmula mágica para prender a atenção de seu público e fazer uma apresentação memorável. O importante é que você prepare o seu conteúdo e tenha algumas técnicas prontas para teste. Assim você poderá aos poucos se aperfeiçoar e se transformar em um excelente orador.

Se estiver procurando por mais dicas para fazer uma apresentação visite nosso blog e aproveite para conhecer nossos cursos de oratória ministrados em São Paulo.