Ler o conteúdo da sua apresentação é uma boa ideia?

Muitas pessoas se perguntam se é uma boa ideia levar anotações para fazer a sua apresentação. Sempre recomendamos que a apresentação seja feita pensando que é uma conversa. Então imagine a seguinte situação: você está conversando com um velho amigo naturalmente, mas em um certo momento precisa desviar o olhar para olhar as anotações que preparou para essa conversa corriqueira.

Provavelmente seu amigo achará estranho que você tenha que recorrer às suas anotações para terminar a conversa, certo? O mesmo pode acontecer durante sua apresentação. Além de perder o contato visual com seu público, é possível que a apresentação deixe de ser uma conversa natural com sua audiência para virar um simples monólogo.

Neste artigo vamos falar sobre 3 benefícios de não ler durante uma apresentação.

1. Você prende a atenção do público com mais facilidade

Como na situação que falamos no começo do artigo, é muito difícil prender a atenção do seu público se o seu material de apoio virar o foco de sua apresentação. Quando você passa a dar mais atenção às suas anotações do que à reação de sua audiência, é mais difícil manter o interesse sobre a sua personalidade, experiências e o conteúdo que preparou especialmente para aquele público.

A nossa recomendação é que você prepare o seu conteúdo com afinco, mas que também prepare sua estratégia de apresentação para que não seja totalmente dependente de seu material de apoio. Assim, poderá focar a atenção na sensação que seu público tem ao interagir com sua apresentação.

2. Você transmite mais confiança

Esse é um dos pontos mais difíceis durante uma apresentação. Muitos palestrantes têm dificuldades em transmitir confiança durante uma palestra. E isso é absolutamente natural.

Para que você mostre mais confiança, tente preparar-se para entregar seu conteúdo como se ele fosse uma conversa com seu amigo, sem precisar ler anotações para que ela tenha sucesso. Dessa maneira você mostrará para seu público que você tem muita facilidade em ser você mesmo durante uma apresentação. A transmissão de confiança para seu público pode ser o fator determinante para o sucesso da sua apresentação.

3. Você aperfeiçoa sua memória

Preparando-se para uma apresentação sem a utilização de anotações como material de apoio, você força o aperfeiçoamento de sua memória. Ao produzir seu conteúdo e planejar-se para entregá-lo de forma a não precisar de anotações, você se obriga a fixar e entender com mais profundidade o conteúdo. Dessa forma, conseguirá replicar seu conteúdo muitas vezes sem precisar de suas anotações, impactando mais públicos e gerando mais discussões por mais tempo usando apenas a própria memória.

Antes de preparar sua próxima apresentação leve em consideração os benefícios de não ler suas anotações durante sua palestra. Com certeza você fará algumas adaptações que achar necessárias, mas essa é a beleza de ser você mesmo durante a entrega de conteúdo para o seu público.

Quer ler mais dicas como essa e fazer excelentes apresentações? Veja nosso blog e fique ligado nos nossos cursos de oratória em São Paulo.