Como montar um bom roteiro para a sua apresentação?

Antes de começar a montar o roteiro da sua apresentação, é preciso se planejar. Uma boa forma de fazer isso é respondendo algumas perguntas simples:

O que você vai apresentar? Qual o tempo de duração da sua apresentação? Para quem sua apresentação é direcionada? Qual é o seu objetivo com a apresentação? E o formato, será melhor um vídeo ou um PPT? Sem essas respostas, ficará difícil começar. Por isso, antes de começar, pare e responda a essas perguntas, para só então começar a montar um bom roteiro.

Como começar a montar um bom roteiro?

Sabe os famosos “bulletpoints”? Eles vão te ajudar muito neste começo! Crie tópicos e subtópicos e comece a rascunhar a sua apresentação. Liste quais temas serão abordados, em qual sequência eles fazem mais sentido, o que você pretende abordar em cada um deles, e assim por diante.

Lembre-se que esses será o esboço da sua apresentação, então tudo o que você colocar aqui deve estar de acordo com as respostas que você deu para as perguntas que fizemos acima, ok?

Pontue o que será abordado em cada slide

Mesmo se o formato que você escolheu foi vídeo, os slides serão importantes para te guiar durante a apresentação (mesmo que só você os veja). Por isso, pontue o que será abordado em cada um deles. Comece com uma frase que resume aquele slide, e depois escreva tudo o que gostaria de abordar dentro deste tema. Não se preocupe com excessos por enquanto, isso será revisado mais para frente. Libere sua mente!

Por fim, reavalie e revise o conteúdo final

Agora que você tem, detalhadamente, tudo o que deseja dizer em cada um dos slides, chegou a hora de revisar e trabalhar para que o conteúdo apresentado seja o mais claro possível para quem te assiste.

Preste atenção no excesso de textos. Muitas vezes frases podem ser resumidas usando apenas uma imagem, ou então partes da sua apresentação não precisam estar no slide e podem ser aprofundadas apenas por você, oralmente.

Uma apresentação concisa, com slides limpos e com pouca informação ajuda a sua audiência a entender melhor a mensagem que você está passando, fazendo com que a informação permaneça guardada por muito mais tempo na memória de cada um.

Uma dica para entregar uma apresentação completa, sem deixar muito conteúdo de fora, é indicar no último slide os seus contatos e algumas referências que complemente o que você disse durante a sua apresentação. Assim, quem estiver realmente interessado irá atrás de mais conhecimento e poderá até virar um seguidor das suas ideias.

Se você ainda não sente confiança em montar um bom roteiro para a sua apresentação, conheça o DucoAssist, um assistente virtual que te ajuda, não só a montar slides incríveis, mas também a preparar o discurso da sua apresentação, transmitindo a sua mensagem com assertividade. Com ele, você se sentirá mais preparado para fazer apresentações de sucesso. Aproveite também para conhecer os cursos de oratória em São Paulo que a Ducovox oferece mensalmente.