Liderança remota: você já desenvolveu essa habilidade?

Com o surgimento das novas tecnologias, está cada vez mais comum a forma remota de trabalho. Além de baratear o custo das operações, a qualidade de vida dos profissionais, principalmente nas grandes metrópoles, aumenta bastante ao adotar esse novo estilo de trabalho.

Para acompanhar essa mudança, os líderes têm um importante papel e precisam acompanhar e oferecer todo o suporte necessário para o desenvolvimento à distância do seu time, que muitas vezes só se encontra em videoconferências, por exemplo. Basicamente, esse tipo de liderança exige do líder a definição de objetivos mais claros e a transmissão de informações mais rapidamente.

Se você coordena uma equipe e ainda não desenvolveu a habilidade de liderar remotamente, esse texto é para você. Acompanhe nosso artigo e comece hoje mesmo. Boa leitura!

Será que os líderes estão preparados para essa nova realidade?

As interações pessoais sempre tiveram um grande peso no desenvolvimento das pessoas. É comum que líderes que investem parte do seu dia apenas para estar próximo do seu time e gerar, pessoalmente, experiências, sejam melhores recebidos e avaliados pela equipe. Mas isso não quer dizer que aqueles que fazem a gestão à distância são ruins e não podem oferecer a mesma ou até melhor liderança do que a presencial.

O grande desafio da liderança remota é conseguir gerar, através de vídeos e telefonemas, a mesma sensação de entusiasmo na equipe, se fazendo presente no dia a dia de todos. No entanto, o primeiro obstáculo surge antes mesmo de você formar a sua equipe. Para ter sucesso nesse modelo, você precisará encontrar profissionais com perfis que combinem com a rotina de trabalho remoto, já que ela exige muita responsabilidade e autonomia.

Uma vez formado o time ideal, o próximo passo é encontrar uma maneira inteligente de criar insights a partir de informações compartilhadas e recebidas virtualmente. Outro ponto de atenção é a organização. O micro-gerenciamento não existe dentro de um modelo remoto, ou seja, você precisará confiar 100% na sua equipe e contar com ferramentas de gestão de projetos que auxiliem no controle das tarefas e produtividade no geral.

Mais uma vez, será sua missão deixar claro a todos os objetivos e caminhos a serem seguidos, deixando que cada um produza e exerça sua função de onde quer que esteja. Assim como na liderança presencial, a base de tudo sempre será a interação e o diálogo, então, mesmo que por meios eletrônicos, sua equipe precisa sentir que você está acessível e disponível para ajudá-los a chegar nos objetivos finais.

Se você é um líder e ainda não desenvolveu essa habilidade, saiba que mais cedo ou mais tarde você será colocado em prova. Então, prepare-se, pois esse pode ser o seu próximo desafio profissional já que esta é a direção que as empresas caminham.

Uma boa maneira de começar é desenvolvendo sua comunicação. Para isso, continue acompanhando nosso blog com dicas de oratória, liderança e experiência do cliente e fique sempre por dentro das principais tendências do mercado.