A arte de ouvir: como se tornar um bom líder

Quando você tem a missão de liderar um time ou um projeto pela primeira vez, sempre te dizem que o melhor que se tem a fazer é ouvir o que o próximo tem a dizer. Mas como adquirir essa habilidade sem parecer um robô é o grande desafio que não te contam como resolver.

Ser um bom ouvinte requer mais do que uma simples técnica de olhar nos olhos e balançar a cabeça enquanto repete em outras palavras o que o seu interlocutor disse. Por isso, antes de pensar em técnicas para imitar o comportamento de um bom ouvinte, preparamos um conteúdo para que você conheça e pratique algumas habilidades para ouvir, prestar atenção e agir com mais eficácia com o seu time ou cliente de seu projeto.

Prestar atenção de verdade requer empatia

“Coloque-se no lugar do outro” é um ditado que ouvimos com muita frequência, mas que muitas vezes só vamos aprender quando precisamos ouvir o que nosso interlocutor tem a dizer. Esse é um exercício bastante eficaz para que você faça uma engenharia reversa e consiga prestar atenção ao que o próximo tem a dizer.

Isso acontece pois quando você se põe no lugar dessa pessoa, você faz perguntas ao para que aprofunde-se no assunto e consiga entender com mais densidade o que está sendo falado. Esse interesse além de gerar boas discussões, te dá detalhes ricos que podem levar a bons insights e conclusões.

Tente imaginar e descobrir o que seu interlocutor quer dizer e a razão dele estar te contando algo. A habilidade de ter empatia pode ser um divisor de águas para que você ouça seu interlocutor e consiga extrair o máximo de informações possível da interação com ele.

Organização pessoal de tempo pode te ajudar a ouvir melhor

É difícil que você consiga ouvir com atenção quando tem milhares de coisas em sua cabeça ocupando toda sua capacidade de prestar atenção. Por isso, certifique-se de organizar o seu tempo para reuniões que tenham sido planejadas e para as que não tenham sido planejadas. E mais que isso: comunique seus planos.

Imagine que você está em seu computador pensando nos próximos passos de seu projeto e seu par ou seu líder bate em seu ombro para falar de um assunto importante. É normal que você pare o que está fazendo fisicamente, mas não consiga desligar seu foco no projeto que está aberto em seu computador. As chances de ouvir o que essa pessoa está falando são mínimas.

Recomendamos que você organize-se de forma a deixar claro que talvez precise marcar um tempo de 10 ou 15 minutos quando não estiver pensando em seu projeto para que consiga dar total atenção a essa pessoa.

Lembre-se de também pedir para que essa pessoas coloque-se no seu lugar e veja de sua ótica que talvez aquela conversa não será tão eficaz para resolver qualquer que seja a situação que ele gostaria de resolver. O seu foco está em outro assunto no momento. E além disso, todos estamos começando a perceber: multi-tasking é um dos maiores inimigos da perfeição.

Tenha sempre em mente que um bom líder é um bom ouvinte pois ele quer ajudar as pessoas desenvolverem o melhor que elas já tem em si. Por isso, preste atenção de verdade para que você desenvolva o potencial da pessoa que está falando. É possível que ela mesma tenha a solução para o próprio problema e nem precise de você.

Além de liberar o seu tempo, você provavelmente conseguirá desenvolver a capacidade de resolução de problemas de outra pessoa apenas por ouvir e no máximo fazendo perguntas pertinentes.

Quer ver mais dicas como essa? Visite nosso blog para que você se torne um excelente líder!