Consegui uma reunião com um cliente importante, e agora?

Você já percebeu quanto tempo gasta pensando em estratégias de marketing e vendas para trazer mais clientes para o seu negócio? Tanto esforço certamente fará com que você consiga atingir potenciais clientes, mas o que fazer nessa etapa?

Quando você finalmente consegue agendar uma reunião com um prospect importante e precisa apresentar a sua solução para fechar o negócio, é essencial ter o discurso na ponta da língua.

Mas mais do que elaborar uma boa oratória, também é preciso ter em mente que, assim como você, dezenas de outras empresas tentam chamar a atenção do seu futuro cliente. Sendo assim, você precisará priorizar os seus diferenciais competitivos para gerar interesse e não desperdiçar os preciosos minutos que conseguiu a sós com ele.

Pensando nisso, a Ducovox vai te ajudar a se organizar para esses momentos, dando algumas dicas do que você deve ou não fazer para fechar esse negócio. Acompanhe!

Estratégias que te farão fracassar

Tempo é dinheiro. Por isso, dificilmente você terá mais do que uma hora para vender o seu peixe (e considere-se sortudo se tiver todo esse tempo). Sabendo disso, em primeiro lugar, respeite o tempo reservado para a reunião, e prepare-se para explicar a sua solução nos minutos que tiver. Isso demonstrará que você respeita o outro e tem organização. Além disso, tome cuidado para não falar correndo. Essa atitude pode fazer com que você pareça inseguro, além de tornar a sua mensagem mais difícil de compreender.

Comece priorizando o conteúdo

Calma, nós vamos te ensinar como fazer isso. O primeiro passo é descobrir qual é a essência da sua apresentação, ou seja, qual o objetivo principal que você quer atingir com a sua mensagem. Se tiver dificuldade, se pergunte o seguinte: “Qual o resultado final que eu desejo alcançar com essa reunião?” A respostas podem ser várias: vendas, networking, parceria e etc.

Feito isso, liste todos os pontos essenciais da sua apresentação. Englobe aqui todos os tópicos que você acredita que não pode deixar de abordar para alcançar o seu objetivo. Dependendo do número de itens que você listar, e a duração da sua reunião, você terá que cortar alguns tópicos ou, pelo menos, colocá-los em uma ordem de importância, caso não dê tempo de abordar todos.

Com os itens selecionados e priorizados, comece a trabalhar nos recursos visuais da sua apresentação. Os slides servirão para te dar apoio e devem conter informações chave e adicionais à sua oratória. Com tudo pronto, ensaie sua apresentação e marque o tempo. Vá ajustando conforme necessário, e aproveite para treinar o seu tom de voz, dando foco nas partes que considera mais importantes.

Não existe fórmula mágica, mas com essas dicas ficará mais fácil se organizar para uma reunião com um cliente importante. Afinal, de nada adianta gastar tempo e investimento para atraí-los, se você não está pronto para apresentar seus produtos e serviços em uma reunião.

Se quiser acompanhar mais dicas sobre oratória e customer experience, fique ligado no blog da Ducovox, onde mensalmente postamos novidades e muitas dicas relacionadas ao assunto. Conheça também nossos cursos de oratória em São Paulo e acompanhe nossa agenda!