3 dicas de como encerrar uma apresentação com sucesso

Você já assistiu alguma apresentação que o palestrante chegou no final e você nem percebeu que ele terminou? Sabe aquela sensação de “Ué, pensei que ele iria continuar…”. Pois é, esse é um dos piores sentimentos que você pode causar no seu público. Geralmente, quando isso acontece, os aplausos saem tímidos, cheios de incertezas se realmente era só aquilo mesmo.

Você pode pensar que é incomum, mas são poucas as pessoas que pensam em como encerrar uma apresentação. Na euforia da preparação, e até do momento da palestra, muito se pensa em relação a abertura e ao conteúdo, mas saiba: o encerramento é tão importante quanto todo o resto.

Pensando em te ajudar a fazer uma apresentação incrível do começo ao fim, separamos algumas dicas para te ajudar no encerramento. Acompanhe!

Guarde o melhor para o final

Abertura surpreendente, conexão com o público conquistada, como manter o mesmo nível no encerramento? O fim da sua apresentação é a chance de reforçar os pontos mais importantes e deixar uma mensagem impactante no final.

Confira algumas dicas:

·        Esqueça o slide “perguntas”

Você já reparou que quando começam os minutinhos finais da apresentação para perguntas, todo mundo dispersa?

É muito mais interessante que as perguntas apareçam e sejam respondidas durante a própria apresentação. Claro, algumas dúvidas podem sobrar para o final, mas não espere por elas. Faça com que os seus ouvintes se questionem ao longo do seu discurso e encontrem, minutos depois, as respostas na sua própria fala.

·        Dê um final para todas as histórias que contou

É comum que durante uma apresentação você use várias histórias como exemplo. No final, é importante ter certeza de que você realmente deu fim a todos os parênteses das histórias que abriu, para que ninguém saia com a sensação de que a sua apresentação ainda não acabou.

Procure usar no final uma única história, que dê exemplos e una tudo o que você falou de uma forma prática. Em alguns casos, pode ser esse o momento em que o seu público irá realmente memorizar e internalizar tudo o que você falou.

·        Use call-to-action

Call-to-action ou chamada para ação é uma expressão muito comum no meio digital. No entanto, em uma apresentação, o orador ao final do discurso deve fazer com que o seu público tome alguma atitude em relação a tudo o que ele acabou de ouvir.

Por isso, insira no último slide e verbalize alguma ação no imperativo. Exemplos: participe você também, apoie essa causa, conheça mais em, adicione nas redes, etc.

Finalizando com entusiasmo

Colocando todas as dicas acima em prática, ainda assim falta uma coisa: entusiasmo.

Finalize sempre com muito entusiasmo dizendo “Muito obrigado pela atenção. Tenham um excelente dia!”, e deixe claro a todos como foi prazeroso para você estar ali compartilhando o seu conhecimento. Experimente isso na sua próxima apresentação e você verá como um simples encerramento tem um efeito extremamente positivo na imagem final da sua apresentação.

E se você quer ler mais sobre como prender a atenção do público e realizar boas apresentações, continue acompanhando nosso blog e participe dos nossos cursos de oratória em SP.