Como criar uma conexão verdadeira com o seu público

O que faz, de fato, uma apresentação ser considerada boa? Slides incríveis? Linguagem complexa? Vestuário impecável? Sim, é verdade que tudo isso pode contribuir para o sucesso da sua oratória. No entanto, gerar o interesse da sua plateia através do que você fala e como você fala é o principal afinal, sem uma conexão verdadeira com o público, nada mais importa.

Para que serve um slide bonito se ninguém está interessado no que você tem a falar? E uma linguagem sofisticada se a maioria está mexendo no celular sem ouvir o que você diz? Sabendo disso, a Ducovox escreveu esse artigo especialmente para te ensinar como criar uma conexão verdadeira com o seu público e destacar a sua apresentação! Preparado(a)? Vamos lá!

Como gerar conexão com a minha audiência?

O primeiro passo é planejar e ter o domínio completo sobre o tema que irá apresentar, de uma forma que você o exponha com naturalidade para o seu público. Pense em explicar o conteúdo da sua apresentação como se você estivesse em uma roda de amigos, deixando de lado o discurso robótico. Isso fará com que você mantenha a calma e a confiança, e ainda fará com que a plateia preste mais atenção e fique mais receptiva em relação ao que você tem a dizer.

Evitar decorar o texto como se fosse entrar em uma “chamada oral” pode parecer óbvio. Porém, o que mais vemos em congressos ou eventos são pessoas sentadas por horas e horas escutando uma série de palestrantes falando como robôs, lendo textos e adotando uma postura arrogante, sem ter domínio algum sobre o que falam e sem se preocuparem com quem está do outro lado escutando.

Por mais simples que essa dica possa parecer, ela com certeza te ajudará a se destacar da maioria afinal, muitas pessoas se esquecem de fazer o básico, como estudar e compreender de fato o conteúdo da apresentação antes de expô-la ao público.

Pequenas formas de se conectar

Além do domínio sobre a apresentação, existem alguns pequenos gestos que ajudam a nos conectar com o público durante uma oratória. São eles:

1. Sorrir

Não é à toa que dizem que um sorriso é contagiante. Sempre que você se apresenta sorrindo, faz com que a plateia associe o que virá em seguida a sentimentos positivos. Essa é uma excelente maneira de iniciar a conexão.

2. Contato visual

Seja um público grande ou pequeno. É importante que você faça contato visual, um a um. Isso te ajudará a mostrar que você realmente preparou aquela apresentação pensando em cada um que está ali te assistindo agora e que você se sente agradecido e feliz por poder compartilhar o conhecimento com cada um deles.

3. Linguagem corporal

Mantenha seu corpo aberto. Braços e pernas cruzados, ombros contraídos e olhar baixo darão a impressão que você não deseja uma conexão com as pessoas que te assistem. Trabalhe expressões corporais mais abertas, mas fique atento para evitar movimentos repetitivos. Eles podem passar a sensação de que você está desconfortável ao seu público.

Gostou das dicas para se conectar com o seu público durante uma apresentação? Continue acompanhando as novidades do nosso blog e aproveite para nos seguir nas redes sociais! E fique ligado na nossa agenda com os Cursos de Oratória em São Paulo!