A experiência de dividir o palco em uma apresentação

Quando você vai falar em público, você prefere se apresentar individualmente ou dividir o palco com mais alguém? Cada um dos formato tem suas particularidades, assim como seus pontos positivos e negativos. Por isso, neste texto, queremos te dar um panorama geral sobre como é se apresentar junto com outra pessoa, além de ter mostrar alguns benefícios que você pode desfrutar quando tem a oportunidade de dividir o palco com mais alguém. Acompanhe!

Entendendo os formatos de apresentação

Podemos observar, diariamente, e com cada vez mais frequência, eventos que praticam diferentes formatos de apresentação que fogem da convencional palestra individual. Entre os mais vistos estão os painéis, entrevistas e mains sessions, que envolvem mais de um orador em torno de um tema.

Esse crescimento não é à toa, já que os formatos de apresentações com divisão do palco vêm demonstrando um resultado bem positivo, com cada vez mais aceitação pelo público que consegue, em poucas horas, absorver diferentes pontos de vistas sobre um único assunto.

Benefícios de dividir o palco em uma apresentação

Dividir o palco é vantajoso para todos os envolvidos. A começar pelo público que, como comentamos acima, consegue reunir em um único lugar diferentes pontos de vistas sobre um mesmo tema que podem se complementar ou, melhor ainda, divergir, fazendo com que a platéia tenha que refletir sobre o assunto para tomar uma posição.

Em relação ao orador, ter a oportunidade de dividir o palco com alguém, é poder trazer para o seu discurso mais dinâmica além, é claro, de novas ideias. Muitas vezes um palestrante acaba trazendo um conteúdo mais comercial, enquanto o outro complementa com termos mais técnicos, resultando em um equilíbrio na comunicação. Outro ponto interessante para se ressaltar é que apresentações conjuntas ajudam a lidar com a introversão, já que a atenção não estará voltada apenas para uma única pessoa.

Ainda sobre os benefícios de dividir o palco, se a apresentação for realizada em um grande evento, por exemplo, unir mais de um palestrante em torno de um assunto é uma maneira inteligente de trazer mais conteúdo para dentro da casa, sem deixar nomes relevantes do mercado de fora.

E quais os desafios de dividir o palco para falar em público?

Assim como qualquer apresentação, será necessário preparo e muito treino. Se em apresentações individuais o conteúdo só depende de você, naquelas em conjunto o sucesso da oratória não está apenas nas suas mãos. Por isso, é ideal que você converse, com antecedência, com quem dividirá o palco com você para que possam colocar os discursos “na mesma página”. Lembre-se de alinhar os principais pontos abordados na apresentação e procure entender como as ideias do seu companheiro(a) poderão somar às suas.

Além do alinhamento, tenha em mente que qualquer espaço com cunho mais “publicitário” para divulgar possíveis soluções, produtos ou serviços que você ofereça deverá ser bem calculado, já que terá que ser dividido com o outro orador. Uma boa ideia é tentar integrar os serviços de vocês, se possível, oferecendo uma solução mais completa para quem assiste.

Essas são nossas dicas para você, que já divide o palco com alguém ou pretende fazer em breve. Se você quiser acompanhar mais sobre boas práticas em oratória e como falar bem em público, fique de olho aqui no nosso blog, acompanhe nossas redes sociais e conheça nossos cursos ministrados em SP!