Pontualidade: um fator chave para o sucesso da sua apresentação

Com certeza você já deve ter escutado que chegar cedo ou tarde fala mais sobre a personalidade de uma pessoa do que muitas outras características que ela apresenta. Falando mais precisamente em uma apresentação, a falta de pontualidade demonstra falta de organização e profissionalismo e não diz respeito apenas a começar no horário correto, mas também respeitar o tempo que lhe foi dado para passar a sua mensagem.

O que fazer para ser pontual?

Se está reservado 20 minutos para a sua apresentação, procure falar em 17, deixando alguns minutos a mais para evitar qualquer problema com o tempo. Isso vale para qualquer tipo de apresentação, incluindo webinars e outros discursos que envolvem falar em público. Lembre-se também de deixar alguns minutos reservados para apresentações e considerações finais, como divulgar os seus contatos pessoais ou da sua marca, serviço ou produto.

Ainda em relação à pontualidade, a lição de casa precisa ser completa. Comece treinando, dias antes da sua apresentação, na sua própria casa. Para ajustar o tempo do discurso não existe fórmula mágica de oratória, basta você fazer sua apresentação, sozinho mesmo, e cronometrar o tempo que está gastando. Caso o tempo seja maior que o disponível, avalie o que é mais importante e mantenha apenas aquilo que realmente importa para a sua plateia. Uma dica que pode te ajudar muito neste momento é criar um storytelling para a sua apresentação.

No dia, é importante chegar mais cedo para testar os equipamentos, conhecer o local e fazer um breve ensaio. Isso te ajudará, inclusive, a se sentir mais confiante ao falar em público.

Prejuízos da impontualidade

A maior parte dos feedbacks negativos em apresentações estão ligados à falta de pontualidade. Se coloque sempre no lugar do seu espectador. Imagina quantos dias eles ficaram esperando para ouvir o que você tem a dizer e quando, finalmente, esse momento chegou, eles são recebidos com atrasos. Certamente eles pensarão duas vezes antes de assistirem o que você tem a dizer.

Muitas vezes, inclusive, o erro pode nem ser seu. Outros palestrantes podem ter atrasado suas apresentações antes de você, acumulando vários minutos de atraso. Por isso, quando você é impontual, você não está desrespeitando apenas o seu público, mas também as outras pessoas que vão entrar no palco depois de você.

Sendo assim, surpreenda seu público, não só usando gatilhos para prender a atenção deles mas também mostrando preparo e respeito no seu discurso. Afinal de contas, por menor que seja o atraso, ele pode bloquear logo de cara o interesse dos ouvintes no que você tem a dizer, dificultando ainda mais a relevância da sua mensagem.

Como vimos nesse texto, ser pontual é uma característica de cada um mas que pode sim, ser trabalhada ao longo do tempo, principalmente quando entendemos os prejuízos que ela traz para o nosso crescimento profissional. Se você precisa desenvolver essas e outras habilidades para falar em público, conheça os cursos de oratória em SP que a Ducovox oferece e dê mais um passo na sua carreira.