Qual a técnica mais eficiente para falar em público?

Essa é uma daquelas perguntas que dificilmente teremos uma resposta que todos vão concordar. De fato, existem inúmeras maneiras e técnicas para fazer uma apresentação que fica difícil escolher a mais eficiente. Por isso, neste post, vamos falar de algumas técnicas para falar em público e como você pode usá-las para montar as suas apresentações.

1. Mostre entusiasmo ao apresentar

Claro que você deve conhecer bem o assunto. Nada substitui o conhecimento, nem o entusiasmo. Por isso, leve em consideração que você deve estudar bem o assunto sobre o qual você falará. Mas, se eventualmente você subir no palco e não souber como se comportar, lembre-se de adicionar entusiasmo na sua fala e a chance de ter a atenção da plateia aumentará muito!

2. Crie conexões

Uma boa técnica para falar em público é fazer ele se interessar pelo tema por se conectar diretamente com ele. A apresentação de situações e problemas reais pode fazer toda a diferença quando você quiser criar uma conexão com a sua plateia. Use situações reais, com personagens e números que poderiam existir. Assim, você conseguirá criar um elo de conexão baseado em experiências palpáveis.

3. Seja você mesmo

É comum aos palestrantes de primeira viagem copiarem modelos pré-existentes à risca e não inovarem em suas apresentações. O palestrante inexperiente busca por apresentações de sucesso na internet e se depara com uma repetição imensa de vários conteúdos muito parecidos uns com os outros. Com isso, acaba por repeti-los em tentativas frustradas de entregar um bom conteúdo.

A nossa dica é que você seja você mesmo e entregue o conteúdo para seu público enquanto você transparece o seu entusiasmo de prepará-lo. Ao ser você mesmo, você mostra como você pensou no quanto o seu público não poderia viver sem ter visto sua apresentação. Isso mudará o resultado de sua palestra!

4. Acredite no seu discurso

Uma das principais técnicas para falar em público é que você estude bem o assunto – claro – mas que você também acredite em seu discurso. Isso vai mostrar para o público o quanto você se dedicou a falar de um assunto que você entende e tem prazer em falar sobre.

Essa técnica vai aumentar muito o nível de sua apresentação enquanto você entrega o discurso que você tanto se preparou para apresentar. Além disso, seu entusiasmo vai aumentar o interesse dos mais curiosos para querer entrar em contato com você ou com a sua empresa. Usando essa técnica você se mostrará autoridade no assunto e isso atrairá ainda mais clientes para você.

Independente do assunto, leve em consideração que o seu estado de espírito mudará a maneira que você entrega seu conteúdo e como a plateia te entende como autoridade.Se você se mostrar mais inseguro, é possível que a plateia não acredite que você seja um palestrante que entende do que está discursando. É possível que te vejam mais como um porta-voz da pessoa que escreveu aquela palestra para você. O que na maior parte não é o caso.

Para aprender mais sobre técnicas de como falar em público inscreva-se em nosso curso de oratória para melhorar suas habilidades de palestrante!